Sim, porque a matéria que compara os índices de reajustes na tarifa de ônibus entre o período do governo Guti e as administrações petistas certamente deve ter sido feita por assessoria de imprensa, papel aliás a que os jornais da cidade se prestam, uma extensão da Secretaria de Comunicação. Aliás, sequer a matéria é assinada por qualquer jornalistas. Mas, é da democracia, têm o direito de apoiar ou não, de se expressar. O que não dá para aceitar é torturar números, não contextualizar e omitir informações, o que é pregado em qualquer Manual de Jornalismo de veículos de comunicação sérios.
Pois bem, a matéria afirma que nos governos petistas as tarifas foram reajustas 110% acima da inflação. Só que de acordo com o IPCA, no período de 2001 a 2016 o índice inflacionário foi de 183,68% (esta foi a inflação no período, não 108%, como diz a matéria)
Na mesma matéria, a se acreditar nos números que ela própria diz, o reajuste foi de 222%.
Logo se vê que tem coisa errada nesse índice. Está muito longe dos mais de 100% apontados acima da inflação.
A matéria não fala, no entanto, a que custo o prefeito Guti manteve os preços reduzidos. Melhoria no transporte? Com certeza não. Crescimento do número de linhas? Óbvio que não, tanto é que empresas que operavam na cidade saíram, fechando postos de trabalho e reduzindo o número de linhas aos passageiros.
Não bastasse isso, ainda acabou com outros postos de trabalho, ao acabar com a função de cobrador que havia nos coletivos da cidade, fazendo com que os motoristas exercessem dupla função.
Agora, vale lembrar no transporte público de Guarulhos quem criou o Bilhete Único do Idoso. Só uma dica: foi em 2010, numa administração petista.
Quero lembrar também que quem criou o Bilhete Único na cidade para que os passageiros deixassem de pagar mais de uma passagem para se deslocar dentro da cidade também foi a administração do PT, sempre preocupada com o custo para a população que mais precisa dos serviços públicos.
Agora eu pergunto, quem enviou para esta Câmara aqui um projeto de lei que acabava com a gratuidade no transporte público para idosos com idade entre 60 e 64 anos? O prefeito Guti.